segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Naufrágios: Uns 90 ???

No Xaposo, sofri vários naufrágios, um dos quais na Lagoa do Uruaú. 

Eu e meu irmão, à época já com 79 anos, havíamos (ele principalmente) passado a primeira semana de férias ajeitando o barco para a temporada e, entre outras coisas, modificamos o sistema de apoio do barco na carreta. O sistema antigo, baseado numas tiras feitas de mangueiras de incêndio, tinha a vantagem de não machucar o barco mas não oferecia firmeza quando eu subia para levantar o mastro, após as viagens. 

Xaposo (445)
Nós substituímos as correias por um conjunto de travessas de madeira revestidas de EVA, mas não tivemos muito tempo de testar o conjunto e fomos inaugura-lo na lagoa do Uruaú, que fica a poucos quilômetros da praia do Morro Branco.

Rombo feito pela carreta
Montei o barco apressado e iniciei a travessia da lagoa mas, quando estava a dois terços da distância, comecei a perder o comando e o Xaposinho foi lentamente afundando e ficou só com a proa de fora. Da água pude ver um rasgo em forma de "L" que a carreta, na nova configuração, tinha feito no casco. 

Da margem, um trabalhador de uma obra próxima acompanhou a cena e logo chegou com uma pequena jangada, pra me ajudar no resgate. Rebocamos o barco até perto da casa em construção e ele foi com a jangada me deixar no restaurante onde a turma estava me esperando.
Resgate na jangada

Descansei um pouco, o resto da turma voltou pra casa e eu e meu irmão fomos com o Vitarinha e a carreta para buscar o barco do outro lado da lagoa.


Quando chegamos lá, a água do interior do barco já havia secado toda e foi fácil, com a ajuda da peãozada, colocar o barco "no braço" em cima da maldita carreta.



Meu irmão, mesmo com seus quase 80 anos, tomou todas as providências para ajeitar o mastro
para o transporte, afivelou o barco na carreta e parecia um garoto, pra lá e pra cá. Eu, orgulhoso do desempenho dele nas providências, tentei cavar um elogio com um peão... "Quantos anos tu achas que ele tem" ? Perguntei.... e o desgraçado respondeu... uns 90 ??? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário