quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Lais de guia

O principal nó que se usa em barcos a vela é o lais de guia. Fácil de fazer e desatar, seguro, é o primeiro nó que se deve aprender para velejar.



Eu sempre confiei muito no lais de guia. No dia de minha mudança para o atual apartamento, no 23º andar, era impossível subir a mesa da sala de jantar pelos elevadores. Precisamos iça-la a partir da varanda e eu me encarreguei de dar os nós (lais de guia) necessários para o trabalho. O pessoal da empresa de mudança ficou maravilhado com a funcionalidade dos nós e tudo correu muito bem.

Hoje, eu fui limpar o fundo do barco e amarrei a espátula ao punho com dois lais de guia. Depois de algum tempo, quando subi no barco pra descansar, notei que o nó do lado da espátula havia se desfeito. Eu achei que tinha feito errado, ou com a ponta muito curta, refiz e continuei o trabalho. Quando estava quase acabando, soltei a espátula pra descansar a mão e.... lá foi ela pro fundo.

Conclusão... nem no "lais de guia" se pode confiar cegamente. Mexendo muito, ele se desfaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário