sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Vitara rebocando a jangada

O serviço de apoio que o "Chaposo" prestou para o pessoal da Globo filmar o episódio do "Globo Mar" sobre a rotina dos jangadeiros, incluia, inicialmente, o uso de um inflável, para fazer o embarque e desembarque da equipe e equipamentos. Acontece que as condições do mar na praia do Morro Branco estavam tão difíceis que era completamente impossível para o inflável vencer a rebentação.

Já prevendo alguma dificuldade, eu tinha acertado com o Anaildo, pescador amigo e construtor de barcos da praia do Ariós, o envio, para o Morro Branco, de uma batera (jangada sem mastro) que precisava ser levada para Fortaleza. O problema é que o Anaildo resolveu trazer a batera pela praia, rebocada pelo "Tigrão", uma moto transformada em um misto de triciclo e guincho, que ele mesmo construiu. Vieram na véspera de nosso embarque, escoltados por três motos, até a praia de Sucatinga, mas ali o "Tigrão" atolou e foi impossível avançar.

Tigrão
Na manhã de nosso embarque com o pessoal da Globo, decidi ir pela praia com o Vitara pra trazer a batera de qualquer jeito, já que o inflável seria impossível de usar. Quando cheguei no ponto em que a batera foi deixada pelo "Tigrão" tivemos que improvisar, para rebocar a carreta com o carro. Como não havia um cambão convencional, colocamos o remo de voga enfiado no buraco do engate do Vitara (a bola é removível), amarramos a outra ponta no eixo da carreta e tocamos pro ponto de embarque. Qualquer desnível na areia era suficiente pra carreta tentar tomar caminho próprio mas, no fim, o Vitarinha deu conta do serviço.

A chegada na praia do Morro Branco foi triunfal: o Vitara rebocando a carreta com a jangada em cima, um velho encarapitado na jangada, quatro motos no cortejo e o "Tigrão" fechando a parada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário