quinta-feira, 19 de maio de 2011

Perdido no mar

Hoje, saímos pra recolher água limpa do mar, para o aquário de meu genro e ficamos perdidos por algum tempo.

O programa era sair apenas um quilômetro além da faixa em que a água se torna azul, colher três bombonas de 20 litros de água limpa e retornar. Isso daria, pelas minhas estimativas, uma viagem de 1 hora de ida e outra de volta, com o motor, já que o vento estava muito fraco.

Como era um programa "simples", embarcamos sem nenhum aparelho e nem mesmo a bússola, que tiro pra evitar furto. Levei apenas o celular a prova d'água (segundo a Samsung) pendurado no pescoço.

Na ida foi tudo bem, o Yamaha 15 (zerinho) dando boa velocidade ao barco. Até abri a genoa mas, começou a bater e, como o tempo estava fechando, enrolei, por precaução. Chegamos ao ponto da coleta de água, depois de 1 hora motorando. Meu genro foi pra água, encheu os galões, colocamos no barco e, quando procuramos a referência na terra, pra tomar o rumo de volta, cadê ??? Tava tudo cinza e, em poucos minutos, começou a cair o maior pé d'água. Não dava pra ver nada.

Baseado no vento, que na ida começou a soprar de boreste, escolhi um rumo de volta, com o vento por bombordo e tocamos em frente. Marcamos a hora de início do retorno, pra termos uma idéia da distância percorrida e nos concentramos em olhar o horizonte, buscando sinais de terra.

Uma hora depois, a situação era a mesma... chuva torrencial, nenhum sinal de terra, preocupação aumentando... Só aí me lembrei que, no celular novo que eu trouxera, havia um GPS embutido, que o habilitava como bússola. Acionei o "COMPASS" e começamos a ter uma idéia mais precisa do rumo que seguíamos. Como o litoral do Ceará tem uma orientação no eixo Leste/Oeste, a estratégia foi rumar para o Sul.

Mais de meia hora depois, quando já estávamos duvidando de tudo, o céu clareou um pouco e, finalmente, enxergamos terra. Logo identifiquei a praia de Icaraí, 7 milhas a oeste de onde devíamos aportar. Reabasteci o motor e, duas horas depois do planejado, chegamos de volta na poita do Chaposo.

Lição aprendida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário