sábado, 12 de junho de 2010

Semana de trabalho

Na semana que passou, fiz vários trabalhos no "Chaposo", pra deixa-lo "no jeito". Substituí grande parte da fiação elétrica, instalei a bomba de pressurização de água doce, instalei a nova sonda Garmim 400C e preparei o local de instalação do piloto automático (ST1000+).

É impressionante como é fácil dar manutenção num CAT. Consultando a Táboa das Marés, planeja-se a hora do encalhe na praia e uma pessoa apenas é capaz de levar o barco, da poita até a areia, simplesmente puxando-o. Com o barco no seco, a gente tem amplo acesso à parte inferior do deck, por onde passa toda a fiação e as mangueiras do sistema hidráulico. Daí é só fazer o que for necessário.

Na substituição da sonda, experimentei, mais uma vez, colocar o sensor pelo lado de dentro do casco, colando com epoxi. Funcionou muito bem e, com isso, pude retirar o transducer da antiga sonda, colocado por um furo no casco, e me livrei de uma entrada de água que estava acontecendo por ali.

Foi interessante o modo que encontramos de testar o local da instalação do novo transducer. O manual da sonda recomenda que se use uma seção de cano de PVC colado no fundo do barco e cheio d`água, pra ver se a sonda recebe bem os sinais de fora. Ao invés de fazer isso, nós simplesmente inundamos o casco com uma bomba até cobrir o transducer. Tava testado. Esvaziamos o casco e colamos com epoxi.    

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