- Cabeça do leme em tecnil (nylon)
- material imune às cracas que atacaram a madeira do antigo leme
- mais fácil de trabalhar (ao menos pra mim) do que madeira
- belo acabamento natural (não precisa nem pintar)
- Novo sistema de acoplamento ao barco, com parafusos de inox curvados em 90 graus
- eliminação de soldas, ponto fraco do sistema original
- facilidade de colocação e retirada, sem pinos, porcas, contrapinos, etc.
- trava de leme tipo Optmist
- Possibilidade de recolher a pá em 180 graus
- maior proteção contra impactos de ondas no encalhe na praia e de outros barcos
- mais facilidade de transporte e acomodação do leme fora do barco
- Cana de leme em fibra de vidro
- possibilidade de copiar fielmente a cana antiga e manter o alinhamento com o mesmo barral
- maior resistência do que madeira
O projeto deu bastante trabalho porque um erro poderia deixar o sistema pesado ou ineficiente e as variáveis são muitas. Fiquei muito satisfeito com o resultado.
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