segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Promovido a "Marinheiro Auxiliar de Convés"

Sou Capitão Amador, o que me dá a prerrogativa de conduzir embarcações de esporte e recreio sem limites de área de navegação. Não tenho, no entanto, permissão legal para conduzir qualquer embarcação que não seja registrada na Marinha como de "Esporte e Recreio". 

Como eu faço alguns trabalhos "profissionais" com o Chaposo resolvi obter habilitação para esse tipo de trabalho, o que significa entrar para o grupo dos aquaviários marítimos. Consegui matrícula na última turma do CFAQ-E da Capitania dos Portos do Ceará e obtive a habilitação de "Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC)". Consegui uma vaga na turma também para o Raimundinho, que me ajuda na navegação com o Chaposo e ele agora tem a carteira de "Pescador Profissional (POP)"   

Os demais alunos foram, em sua imensa maioria, pescadores. Embora o programa do curso tenha sido muito básico e o material de ensino de qualidade sofrível, foi divertido e agradável conviver com meus novos colegas durante toda uma semana. 

Animado pela experiência, pretendo propor ao presidente da Colônia de Pesca fazer uma série de apresentações sobre alguns aspectos da navegação moderna que estejam ao alcance dos pescadores como: GPS, Localizadores Pessoais como SPOT, Lamparinas a LED e carregamento solar, Placas Solares, etc.


Um comentário:

  1. Excelente ideia, Airton!
    Sabia, quando te vi instalando-se no Mucuripe, que voce tinha vindo para somar.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir