quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Naufrágios: Caiaques

Já sofri vários naufrágios, o que é bom, para praticar a sobrevivência e ter as estatísticas a meu favor. Ontem, foi com um caiaque, pela segunda vez em uma semana.

Saí da escolinha de vela por volta das 4 da tarde, planejando pegar o por do sol ainda na água. Fiz o roteiro habitual, subindo contra o vento na direção do Iate Clube, inspecionando os barcos ancorados e encerrando o semi-círculo encostado ao pier petroleiro. Dali, comecei a voltar, meio remando e meio derivando, usando o vento e as marolas a meu favor.

No meio do percurso de volta, o primeiro sinal de alerta. O caiaque dá uma balançada estranha, mesmo sem ter passado nenhuma marola especialmente grande ou eu ter me mexido um pouco a mais. Lembrei-me da última afundada e comecei a remar rapidamente na direção da praia, pra evitar que, indo lento, o barco bambeasse mais ou mesmo virasse, como já havia acontecido.

Alguma coisa estava realmente estranha porque, para manter o barco no rumo, eu precisava remar muitas vezes do lado de sotavento, pois o barco tinha uma tendência enorme a ficar de popa pro vento. Consegui chegar a uns 100 metros da praia mas, no intervalo entre uma remada e outra, o caiaque virou inexoravelmente.

Dessa vez, nem precisei telefonar para a equipe de resgate (instrutores da escola de vela) porque todos viram o naufrágio e logo o Cristiano veio com outro caiaque, pra me rebocar. Ainda tentei entrar no caiaque que ele trouxe, relembrando as técnicas que aprendi no Youtube mas, pra aplica-las, preciso, antes, perder uns 15 kg. Fui rebocado mesmo.

O duro foi ouvir o Cristiano dizer, ainda dentro dágua, que o caiaque virado, no qual ele montou, estava normal !!! Não estava e, quando chegamos na praia, abrimos o dreno e saíram bem uns 20 litros de água. o problema é que, como ele é leve e tem muita prática, pouca diferença esses 20 kg extras fazem.

Fizemos uma inspeção minuciosa no caiaque sinistrado e descobrimos que, na emenda da parte superior com a parte inferior, na popa, a "costura" estava ligeiramente aberta. A conclusão é que os caiaques menores (para uma pessoa), já velhinhos, não estão mais suportando meu peso (110 kg).

Tenho que resolver: ou emagreço ou passo a usar o caiaque duplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário