domingo, 19 de junho de 2011

Trabalhando na maré

Para fazer a manutenção do Chaposo é necessário, algumas vezes, "encalhar" o barco na praia, na maré cheia, esperar a água recuar na vazante, fazer o serviço e voltar para a poita, quando voltar a flutuar na próxima preamar.

Essa operação é um pouco complicada... Precisa ser uma maré de lua cheia (preferível) ou lua nova, que têm maior amplitude (aqui no Ceará, cerca de 2,6m) as ondas não podem estar muito altas, para o barco não "sofrer" muito e o pico da maré tem que ser numa hora conveniente (começo da manhã, por exemplo). Além disso, temos que calcular com alguma precisão a hora do encalhe porque a maré cheia da tarde é mais baixa que a da manhã e, encalhando numa hora muito próxima do pico, corre-se o risco do barco não flutuar na próxima maré e ter que esperar pela próxima madrugada com o barco na areia.

Um aspecto interessante das marés é que a subida e a descida da água não ocorrem numa razão constante... Nas marés que têm uma curva aproximadamente simétrica usa-se, para se calcular o nível da água em determinado momento entre o pico e o vale, a regra dos duodécimos. Divide-se o intervalo entre a preamar e a baixa-mar por 12 e calcula-se o ponto em que a água estará usando-se a seguinte proporção:

       Horas depois da preamar ou baixa-mar                                       Proporção de variação da maré

  1. (Uma hora)                                                                                           1/12
  2. (Duas horas)                                                                                         2/12
  3. (Três horas)                                                                                          3/12
  4. (Quatro horas)                                                                                      3/12
  5. (Cinco horas)                                                                                        2/12
  6. (Seis horas)                                                                                           1/12 

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