segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Cracas, lodo e outros bichos

Ontem, aproveitei uma trégua na chuva (pois é... no Ceará chove) e dei uma limpada no fundo do Chaposo. É impressionante como o período de chuvas torna a água mais fértil e favorece o crescimento do lodo nas laterais dos flutuadores, logo acima da linha d'água.

Uma coisa que me chamou a atenção, foi como a posição de cada parte do barco influi no tipo de bicho que gruda no casco. Onde o sol bate o lodo cresce, sendo mais viçoso e difícil de sair, na parte da popa, ainda não sei porque... Como deixei o motor algum tempo no barco e isso afunda a popa, o lodo se aproveitou da parte branca, sem proteção da tinta anti-incrustante e fez a festa.

Já na sombra o lodo não cresce mas as cracas, aqui chamadas de aristins, proliferam, embora ainda em pequena quantidade. Elas adoram as partes internas do flutuador de bombordo, que fica quase sempre do lado do mar aberto. Esse flutuador é também o preferido do lodo, muito mais difícil de limpar do que as cracas.

Estou pensando em algumas soluções pra combater esses invasores: pintar o fundo com resina epoxi misturada a pó de cobre, cobrir os flutuadores, na parte imersa, com um plástico desses pretos, fazer uma estrutura flutuante, com madeira e tambores, pro barco ficar em cima... e outras maluquices...

Dou notícias. Por enquanto, tá uns dez a zero pros bichos...

2 comentários:

  1. Olá Airton, teria alguma matéria a respeito dos catamarans do Maranhão, ou algum endereço na internet? Abraço Gian A. Serafini

    ResponderExcluir
  2. Gian. O Maranhão é a terra dos multicascos. Há o site da BateVento (www.batevento.com.br) e o da Maramar (http://www.maramarnautica.com/web_pt-br/aempresa.php). Faça uma visita.

    ResponderExcluir