quarta-feira, 7 de julho de 2010

Cadê o Chaposo ?

No dia seguinte, um tremendo susto. Durante a noite, o vento soprou com vontade e, pela manhã, ao chegar na praia, de carro, pelas dunas, não vi o barco na posição em que imaginava estar.  Havia "garrado" durante a noite e estava a uns 50 metros a sotavento da posição inicial.

Confirmei com o Fanha (pescador que mora em frente) que o barco precisava ser melhor ancorado e fui ao porto das jangadas, no Morro Branco, pra procurar mais um ferro e reforçar a "marra".

O Raimundinho (pescador e mergulhador aposentado de empreiteiras da Petrobras) me arranjou um ferro pesado e fomos reacomodar o Chaposo, usando o motor. Colocamos as duas âncoras afastadas uma da outra, amarramos o cabo das poitas no cunho da travessa central e colocamos o cabestro nos dois cunhos laterais dos flutuadores, reforçando a amarração.

Acho que está bem. Porém, todas as noites, quando o vento sopra mais forte, bate uma certa aflição e me levanto pra conferir a luzinha da ponta do mastro balançando. Sentado, em minha cama, consigo vê-la.

Chaposo navegando na poita

Nenhum comentário:

Postar um comentário