terça-feira, 29 de junho de 2010

Destinos no Ceará

A quantidade de veleiros de esporte e recreio do Ceará é muito pequena ... Além do Chaposo, há um Brasília 32, que só sai do Marina Park nos feriados de 7 de setembro e, em frente ao Iate Clube, ficam um Velamar 24, um Ranger 22 e um Cat de 32 pés (só usado para pesca). 

O problema é que se criou uma imagem de que não há destinos no Ceará, pelo fato do litoral ser praticamente todo em mar aberto.  O Chaposo vai mudar isso porque, para um cat, é possível encontrar porto em diversas barras de rios e também em algumas praias onde há algum abrigo, impraticável para veleiros com quilha. A oeste de Fortaleza é possível "aportar" em Paracuru, Mundaú, praia da Baleia, Acaraú, Jericoacara e Camocim e, para o lado de Natal, pode-se ter abrigo no Iguape, em Águas Belas (Caponga), Barra Nova (entre Caponga e Morro Branco), Parajuru e Fortim.

Pretendo fazer travessias para esses locais.

Um comentário:

  1. Fala Airton!!!

    Muito boa a sua colocação, mas para mim isso parece mais uma desculpa do pessoal. Vc sabe que o meu brasilia tem 1,80 de calado e quando desci de São Luis-MA aportei somente na costa do Ceara em varios portos: Camocim, Jericoacoara, Torrões ( ao largo e Paracuru. Mas além destes ainda se pode entrar em Fortim, Pecém, Mundaú e Acaraú também. É certo que existe pouca informação de alguns destes portos, mas com um pouco de paciencia esta informação vem a tona facilmente. Para mim o que falta realmente é cultura nautica que vamos adquirir promovendo Rallys e Cruzeiros não competitivos para impulcionar os menos afoitos ao mar.
    abraçõs a todos,
    luciano zinn
    www.ribeiraadventureclub.blogspot.com

    ResponderExcluir