sábado, 29 de maio de 2010

Facilidades para barcos no Ceará

É fácil fazer aluguns tipos de manutenção no barco aqui em Fortaleza.

O Chaposo fica na água, há 50 m da praia e 100m da portaria do meu prédio. Por ser um catamaran, coloco no seco sempre que quero, calculando o movimento da maré (encalha-se na vazante e volta pra poita quando enche). Na praia, todos os empregados dos barcos próximos (saveiros de passeio) o pessoal da escola de vela, pescadores, o guardador de carro (que também é pescador) e, até o pessoal que vai passando na calçada são sempre solícitos para a faina de puxar e empurrar o barco e, com 2 minutos de papo, você contrata faxineiro, eletricista, mecânico, marceneiro, pintor, marinheiro, instrutor, etc. (NÃO ESTOU EXAGERANDO !!!). 

Num raio de 1 km, há torneiros e soldadores que trabalham com inox, um grande fornecedor de parafusos e outros ítens em inox (não específicos para náutica), uma loja de artigos de pesca e salvatagem, casas de bateria, especialistas em fibra de vidro, capoteiros e um cara que conserta velas. O mecânico pra motor de popa vem até o barco. 

Andando um pouquinho mais (5 km), tem uma sucata com um estoque imenso de peças inox onde você acha material pra tudo que quiser fazer. Perto dali, há um grande fornecedor de aço inox (chapas, tubos, perfis, etc.) que tem tudo o que não for achado na sucata.

Enfim... tudo muito mais fácil que no Rio (Clube de Regatas Guanabara), onde eu tinha o "Cockpit".

Por outro lado, não há lojas especializadas em ítens para veleiros e, se você precisa de algo como moitão, manilha, etc. tem que recorrer à Internet. Não há, também, uma marina ou pier público onde possa haver embarque e desembarque nem uma rampa adequada pra movimentação de barcos pesados ou com grande calado.

O Iate clube tem apenas algumas lanchas, poucos lasers e hobie 16 e um Flash 165. Os poucos veleiros (3 pra ser mais exato) que ficam por lá estão na água, sujeitos aos vários riscos. O clube não é receptivo a velejadores de fora.

O Hotel Marina Park tem um bom abrigo para barcos e o estaleiro INACE, que fica ao lado, é capaz de construir e reparar iates muito grandes e sofisticados. O preço da estadia, no entanto, assusta.

Eu já encaminhei várias sugestões à prefeitura no sentido de ser criada uma marina ou pier público mas ainda não houve resposta. Minha última sugestão foi aproveitar a provável construção de um estaleiro e construir um píer público em anexo.

Em tempo... adoro o Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário