quarta-feira, 26 de maio de 2010

Catamaran x Monocasco

Ontem, fui velejar com dois conhecidos, velejadores de HobieCat do Iate Clube e proprietários de um Ranger 22 aqui em Fortaleza. A idéia da velejada foi convence-los a desistir da idéia de comprar um FAST 500 que eles estão negociando em Angra dos Reis.

Eu tive alguns monocascos (Marreco 16, Brasília 27s e monotipo 445), já velejei algumas vezes em Delta 32 e Fast 395 e agora tenho o Chaposo. Em minha opinião, o catamaran supera os monocascos em praticamente todos os sentidos. Num catamaran, a velejada é rápida e confortável, já que o barco permanece na horizontal todo o tempo, sem adernar. Embora a capacidade de orça seja pior, a velocidade em relação ao destino é maior e, portanto, os cats chegam antes dos mono. A capacidade de encostar na praia, para embarque/desembarque, reparos ou emergências é uma característica fundamental. O espaço habitável, num plano superior ao da água, transforma o barco numa varanda enquanto nos monos a vida se passa numa caverna. Mesmo em caso de acidentes como uma eventual e improvável capotada, a tendência do mono é ir ao fundo, enquanto o cat bóia, de cabeça pra baixo, permitindo esperar socorro mais abrigado que numa balsa. Claro que o mono leva mais peso, camba mais fácil e orça melhor. Isso, no entanto, não são minhas prioridades.

Espero ter convencido os amigos a irem ao Maranhão, para avaliarem a aquisição de um cat. Assim, terminaremos transformando a enseada do Mucuripe numa sucursal da Ponta da Areia, de São Luiz. Aliás, por falar em enseada do Mucuripe, porto das jangadas, pergunto: será que uma jangada não é um cat de um casco só ?

3 comentários:

  1. Olá Dom Airton! Muito legal seu barco e seu blog! Adicionei um link do seu blog no meu, ok?! veleirobaldoso.blogspot.com. Abs e BV!

    ResponderExcluir
  2. Airton Chaposo, você poderia me passar mais informações sobre os catamarans maranhenses?
    Já procurei informações na internet mas não encontrei muita coisa.
    Se você não se importar, como fjá fizeste esta busca, qual a faixa de valor de um "maranhense" como o Chaposo ou um pouco maior.
    Aqui no sul não encontramos muitos cats e a única opção por enquanto para mim é construir, mas eu gostaria de algo mais imediato. Pode me passar informações para rs_souza2@yahoo.com.br.
    Agradeço,
    Abraço,
    Ricardo.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Airton

    Sou da Escola de mergulho Atlantida de Fortaleza,tenho uma escuna que fica ancorada próxima ao Chaposo, gostaria de algum contato com o Sr. para informações sobre catamarã.
    Peço que por gentileza entre em contato comigo, pelos telefones 3278-7149 ou 8899-7150

    ResponderExcluir