segunda-feira, 24 de maio de 2010

O porto do Chaposo

O porto do Chaposo é em frente a meu apartamento, na praia do Mucuripe, em Fortaleza. Ele convive com muitas jangadas, alguns barcos de pesca a motor (aqui chamados de lanchas), três saveiros que fazem passeios turísticos e um trimaran, também maranhense, que leva amadores pra pescar.

Inicialmente, pensei em construir uma poita ao estilo das que usava quando tinha barco no Rio de Janeiro, baseada em uma estrutura de concreto, pesada, no fundo. Mudei porque... "no Ceará, como os cearenses" !!! Um pescador me convenceu que, no tipo de fundo daqui, fica muito difícil inspecionar o tipo de poita carioca. Aqui, eles fazem umas âncoras de ferro rústicas, superdimensionadas, e usam como poita. De 6 em seis meses levantam da água e inspecionam no seco. Se for o caso, dão uma reformada e volta pra água.

Para ir e voltar do barco estou pegando carona nas bateras (jangadas sem velas) que ficam todo tempo levando e trazendo gente da praia. É bom como política de boa vizinhança porque, de vez em quando, dou uma gorjeta pro pessoal e eles gostam. Todos fica zelando pelo cat, que aliás virou o mascote da praia. Um dia desses tentei ir até ele de caiaque, levando a ponta de um cabo pra puxa-lo pra praia. Não deu certo mas vou voltar a tentar. Mais pra frente, talvez faça uma minijangada tocada pelo motor de popa pra ir até o barco. Chegando lá, engato no lugar da nacele existente e o cat está motorizado.

Quanto à questão da segurança, por enquanto estou estudando o ambiente. Ontem, tentaram levar o cabo (reciclável) de uma âncora que estava em cima do barco mas o vizinho interferiu e evitou. No domingo, os meninos que usam a praia tentam subir no barco pra pular de cima...

Vou colocar a poita mais longe da praia e, para poder deixar o motor de popa no barco, pra facilitar a vida, estou pensando em engancha-lo numa barra de inox longa, dentro de um dos flutuadores. Assim o ladrão não vai conseguir faze-lo passar pela escotilha, a não ser serrando o barco todo. Isso melhora muito a rotina de sair com o barco porque posso ir até nadando. Vou instalar sensores de alarme residencial nas escotilhas e pendurar uma placa ameaçadora pra assustar os meninos. No mais, é agradar os vizinhos pra ajudarem a vigiar.

Um comentário:

  1. Pois é, barco na poita tem este problema. Temos que contar com um pouco de sorte.....

    ResponderExcluir